Bienal Mineira do Livro 2022

banner do evento
Formato presencial

Em função das determinações das autoridades federais, estaduais e municipais, que suspenderam, por prazo indeterminado, a realização de eventos que promovam a aglomeração de pessoas, a Bienal Mineira do Livro teve a data de realização do evento em formato presencial alterada para o período de 13 a 22 de maio de 2022.

A BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022 será realizada em Belo Horizonte (MG) de 13 a 22 de maio de 2022, no BH Shopping e representa a 6ª edição de uma iniciativa literária de sucesso reconhecido. Com uma programação cultural e educativa abrangente, consistente e inovadora, a Bienal reunirá importantes editoras e livrarias do Brasil, com a participação de autores e autoras da literatura mineira, brasileira e internacional.

Feira de Livros

Tem o intuito de promover a leitura e posicionar o livro como o grande personagem da cultura nacional, estimulando a geração de novos negócios para as editoras e os demais elos da cadeia.

Programação Cultural e Educativa

Serão mais de 350 horas de atividades culturais e educativas, focadas em promover a formação de leitores e na valorização de ações de promoção do livro e da leitura. Destacam-se na programação os Eixos: ESCOLAS NA BIENAL e ESCOLAS DO INTERIOR NA BIENAL, iniciativas prioritariamente voltadas para a realização de ações formativas e culturais para estudantes e professores.

Escolas na Bienal

Ações formativas e culturais para estudantes e professores com o conteúdo da Bienal, incluindo a visitação gratuita de 47 mil pessoas do sistema educacional público de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais.

Escolas do Interior de Minas na Bienal

Programação também composta por ações formativas e culturais para acolhimento do público vindo das cidades do interior de Minas Gerais.

Agenda Cultural Ibero-americana

No eixo “Agenda Cultural Ibero-americana” estarão centradas boa parte dos objetivos de internacionalização desta edição da Bienal. A agenda englobará atividades de interação entre representantes de países da América Latina, Portugal e Espanha e os editores de Minas Gerais, que buscará a valorização das relações comerciais internacionais no mercado editorial mineiro.

Mais Idade, Mais livros

No eixo “Mais Idade, Mais Livros” os visitantes encontrarão rodas de conversas, palestras e interações literárias especialmente voltadas para o público 60+. Essa é a faixa etária que mais cresce dentro da população brasileira, representando atualmente 14% dos brasileiros. Em termos econômicos, 18% do consumo nacional é realizado por adultos com idade superior a 60 anos.

A Bienal Mineira do Livro 2022 inova ao assumir o desafio de dialogar com representantes dessa faixa etária que ainda não foram devidamente percebidos pela sociedade brasileira, até porque o fenômeno do seu crescimento, no Brasil, ocorreu em um tempo muito curto em relação a outras nações. A importância das reflexões sobre a longevidade – outro fenômeno recente – e a intergeracionalidade também estarão em foco.

Café Literário

Palestras e rodas de conversa com autores(as) e influenciadores(as) culturais. O eixo temático “Café Literário” promoverá o encontro entre o público adulto e as personalidades do mundo do livro, com discussões sobre temas variados relacionados a literatura, processos criativos, livros, tendências, cotidiano e temas globais. O Café Literário buscará debater a literatura como o centro da cultura e a sua importância para a música, o teatro, o cinema, as demais áreas artísticas e a própria comunicação humana, dependentes que são dos textos.

Momento Jovem

Atividades culturais e educativas destinadas ao segmento young adult, participantes de 13 a 29 anos. A programação do eixo “Momento Jovem” abordará os temas e conteúdos do universo jovem de maneira atual e descontraída e inspirará o público a conhecer – e reconhecer – os novos nomes da literatura. Em conversas, apresentações e vivências, o visitante encontrará autores e personalidades que são sensação entre os jovens, discutindo assuntos que aparecem – ou não – nas redes sociais, nas principais publicações do mundo, assim como também na vida estudantil, acadêmica, no convívio social, familiar, profissional ou fora dele.

Biblioteca Viva

O Eixo “Biblioteca Viva” disponibilizará oficinas de mediação de leitura centradas nas melhores e mais atuais práticas que conjugam: acervo, espaço, gestão e medição em prol da melhoria da aprendizagem no ensino básico. Um dos focos desse eixo são os bibliotecários – e os profissionais que fomentam a leitura nas escolas – considerando que as mais recentes pesquisas comprovam a eficácia das bibliotecas “vivas” na melhora dos principais indicadores de aprendizagem no Brasil. Estão também previstos, nesse eixo, encontros com autores para o público de 07 a 15 anos.

Espaço Eu Criança

Atividades culturais e educativas destinadas para crianças de 0 a 12 anos. O EU CRIANÇA promoverá apresentações de companhias teatrais e contadores de histórias, em linguagem apropriada à faixa-etária. As apresentações terão ligação com obras literárias disponíveis no evento, valorizando o livro e as histórias infantis.

Encontro Educação

Atividades de formação, despertamento e atualização para profissionais da área da educação. Sua proposta é ser um dos mais vibrantes componentes da Bienal, a partir de uma programação ampla e diversificada. O “Encontro Educação” terá um grupo de profissionais ministrando palestras, com propostas e debates sobre temas relevantes para os diversos segmentos da educação.

Espaço Negócios

Ambiente dedicado às rodadas de negócio e encontros entre autores, ilustradores, editoras, livrarias e fornecedores da área. O foco no eixo “Espaço Negócios” são dois: os desafios – e as soluções existentes – para o aprimoramento comercial das empresas do mercado editorial mineiro; e as oportunidades de negócios a serem materializadas no Brasil e fora. Como fazer crescer ou tornar sustentável a minha editora, a minha distribuidora, a minha livraria? Como superar os desafios atuais? Essas, e outras perguntas, são as que queremos, juntos, responder.

Palavras com Tempero

A Bienal Mineira do Livro 2022 é uma iniciativa voltada, também para toda a família. Nesse contexto, não poderia deixar de ofertar atividades de entretenimento ligadas à gastronomia, às artes plásticas e à música. Conquistar paixões com muito tempero! Receita para agradar você e os seus familiares.

Prêmio Prefeitura Amiga do Livro

Lançamento de prêmio que reconhecerá iniciativas das prefeituras que contribuam para a valorização do livro e da leitura.

Parceria  - Associação Mineira de Municípios / Fundação Dom Cabral

Prêmio Educador Amigo do Livro

Lançamento de prêmio que reconhecerá os professores que criaram as melhores práticas de estímulo ao hábito de leitura.

Parceria  - Associação Mineira de Municípios / Fundação Dom Cabral

Últimos eventos